SKIP TO CONTENT

As 6 Horas de Fuji: um diário de viagem de dois pilotos

outubro 2022
Quer receber informações sobre as novidades Peugeot? Inscreva-se aqui
No passado dia 11 de setembro decorreu no Japão a corrida "6 Horas de Fuji", a 5ª ronda do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
Para Loïc Duval e James Rossiter, dois pilotos da Team Peugeot TotalEnergies, a corrida foi também a oportunidade perfeita para regressar aos seus lugares favoritos no Japão. De fato, ambos viveram por vários anos no Japão. É com entusiasmo e paixão que se entregam ao jogo do diário de viagem. Armados com sua câmera, eles passearam por Tóquio, de acordo com sua memória e suas emoções. Em exclusivo para si, partilham a memória de sua experiência japonesa.
Os melhores lugares de James Rossiter em Tóquio

A bicicleta em Tokyo

Quando vivi no Japão, pude desenvolver a minha paixão pelo ciclismo graças à loja de bicicletas BroturesHarajuku. Este lugar foi muito importante durante os seus anos no Japão. Ao longo das minhas visitas, construí uma sólida amizade com o dono. Graças a ele e aos seus sábios conselhos, consegui construir a minha própria bicicleta personalizada! Quando comecei a ganhar algumas corridas, voltei para comprar peças para minha bicicleta. Eu usava-a todos os dias para me deslocar em Tóquio. Era uma maneira de ficar em forma e de me movimentar facilmente pela cidade.

Shibuya Crossing : o cruzamento emblemático

É um lugar icônico em Tóquio! Sempre levei lá aqueles que me visitaram, os meus amigos e a minha família. Acho que não há lugar melhor para apresentá-los ao estilo de vida japonês. Encontramos ali os estereótipos japoneses: a multiplicidade de luzes, a multidão permanente e o burburinho que são tão característicos da capital japonesa.

Roppongi Crossing : o meu bairro preferido

“ Eu adoro este lugar! É um bairro muito próximo de onde morei no Japão. Eu morei em três apartamentos diferentes durante os meus 8 anos lá, todos na área de Roppongi. No meu primeiro apartamento, morava com André Lotterer, um amigo piloto: tenho tantas lembranças boas! Muitas vezes passeávamos à noite em Roppongi. É aqui que estão os meus bares e restaurantes favoritos.

Conhecem o Uni ?

“ Se for a um restaurante japonês, pode reparar que existe um prato chamado Uni (pronuncia-se “oo-nee”). No Japão, a palavra Uni refere-se às gônadas de ouriços-do-mar que as pessoas cozinham e comem. É um prato típico do Japão que aconselho a experimentar e é também o meu prato preferido! É muito particular no gosto, mas eu adoro isso. Já provei em todo o mundo, mas só no Japão e Tóquio se encontra o verdadeiro e autêntico Uni, o melhor!

As memórias japonesas de Loïc Duval

Encontro com o meu «pai» japonês

“ Satoru Nakajima é um piloto lendário no Japão. Ele foi o primeiro piloto do seu país a competir num campeonato mundial inteiro de Fórmula 1. Quando cheguei ao Japão, abriu-me as portas e deu-me a hipótese de pilotar na sua equipa de Fórmula Nippon, Nakajima Racing. Sempre me apoiou muito e sempre mantivemos contato. Quando eu tinha corridas no Japão, ele vinha vê-las mesmo quando eu já não estava na equipa dele.

O TGV japonês: um modelo de pontualidade

Tirei uma foto do painel de embarque do comboio Shinkansen. Quando eu morava em Tóquio, eu apanhava o Shinkansen para ir e vir pelos diferentes circuitos. Os comboios no Japão são sempre pontuais, é uma cultura muito pontual. Ao contrário dos problemas de atraso que ocorrem em França, isso é algo que me impressionou: pode sempre contar com o horário de partida do seu comboio!

Estação de Tóquio: um lugar de memórias partilhadas por Loïc e James

Loïc:

Esta é a minha primeira lembrança quando cheguei ao Japão: quando desembarquei no aeroporto de Narita, apanhei o Narita Express para ir para a Estação de Tóquio e encontrei-me no meio do burburinho da Estação de Tóquio. Tenho essa memória de estar no meio da estação de Tóquio. É um edifício antigo muito bonito que contrasta com os modernos arranha-céus que o rodeiam. Acho o lugar simpático. »

James:

Tenho muitas lembranças da Estação de Tóquio. É algo completamente único morar em Tóquio e apanhar o comboio mais rápido do mundo para ir para o circuito de Susuka, ou o circuito de Sugo. É uma estação muito bonita e muito grande onde nos podemos perder com muita facilidade. A primeira vez que lá fui, tive muita dificuldade em encontrar as plataformas, mas rapidamente se tornou uma passagem regular no meu caminho para os circuitos.

E as 6 horas de Fuji, falamos nisso?

Claro! Aqui estão os comentários de cada um dos dois pilotos sobre o percurso da corrida:

Loïc Duval, no final das qualificações:

“ Entre os dois carros na qualificação, testamos coisas diferentes. Ainda estamos na fase de aprendizagem, mas estamos lá, na competição. Demos um grande passo à frente em relação a Monza e à nossa primeira corrida. Hoje, na qualificação, existe a diferença, é verdade, com a competição que tem muito mais experiência. Sofremos um pouco, especialmente no equilíbrio, em algumas partes do circuito, mas a chave da corrida será a consistência e a confiança. Queremos aproximar-nos cada vez mais. Com cinco carros na categoria, procuramos alcançar o pódio amanhã.

James Rossiter, depois da corrida:

Começar aqui em Fuji foi muito bom. Tive uma passagem muito divertida porque o carro estava perfeitamente equilibrado. Agradeço ao carro da nossa equipa e ao Jean-Éric por me deixarem passar, porque realmente consegui acelerar o ritmo. Para além deste pequeno off-road para evitar um GT, devo dizer que a minha sessão de condução foi muito positiva. Também gostaria de agradecer a toda a equipe porque desde Monza, que evolução no 9X8!

As 6 Horas de Fuji em números

• No #93, Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Paul Di Resta foram alternando.

• No #94, James Rossiter, Loïc Duval e Gustavo Menezes foram alternando.

• Volta mais rápida da corrida para o #93 (1'31''115), para o #94 (1'31''182)

• Temperatura da pista 45°C, temperatura do ar 28,4°C

• Mais de 2.000 km percorridos na corrida no total
  • 4º lugar para o #93 na classificação geral para o 9X8 da Team Peugeot TotalEnergies

Descubra todos os nosso artigos